sexta-feira, 31 de maio de 2019

PARTE DO TALUDE DE BARÃO DE COCAIS SE ROMPE, MAS A BARRAGEM NÃO FOI AFETATA

FOTO: Tv Globo
Na manhã desta sexta feira(31), ás 5h00 da manhã, parte das paredes do talude norte da Mina Congo Seco, em Barão de Cocais , Região Central de Minas Gerais se desprendeu , contudo a Barragem Sul Superior que fica á 1,5 km da Mina não foi atingida .

"A Vale informou que identificou na madrugada desta sexta feira(31/05), o desprendimento de parte do Talude Norte da Cava da Mina do Congo Seco em Barão de Cocais (MG).   os estudos mostram que esse material está deslizando de forma gradual , o que mostra que as estimativas do deslizamento do talude deverá ocorrer  de forma sem maiores consequenciais" disse a mineradora em nota.

A principio a Mineradora , a Defesa Civil e  a Agência Nacional de Mineração, temiam que a constante movimentação do talude levasse as paredes a um queda brusca e com isso levaria ao rompimento da Barragem Sul Superior.

500 moradores que viviam próximos a Mina já tinham deixado o local desde Fevereiro , as outras 6 mil pessoas que vivem nas regiões próximas(15km) só devem deixar a área se a Barragem se romper.

O total da Barragem Sul Superior é de 6 milhões de m3, quase a metade da Barragem da Córrego do Feijão que se rompeu em Brumadinho matando centenas de pessoas no dia 25 de Janeiro .

Em caso da Barragem se romper, carros de som e alarmes serão disparados e as pessoas serão orientadas a sair de casa, nesse caso , os moradores devem seguir para pontos pré determinados .


Nenhum comentário:

Postar um comentário