![]() |
FOTO: Reprodução/Globocop |
A vale informou ao ministério publico estadual no último dia 14 que o talude estava se movimentando e que em caso de ruptura a barragem sul superior poderá se romper também. A mineradora disse ainda que não pode afirmar o impacto dessa tragédia.
O rompimento desse talude irá causar uma reação em cadeia e deverá desencadear o colapso da barragem . O que também preocupa é que a água da cava poderá transbordar e atingir os rios da região próxima a Mina.
" É normal que o talude que fica na parte mais alta se desprenda, o talude está "Pelado", foi escavado e está totalmente solto lá no alto. Com as atividades minerarias, a estrutura vai se desestabilizando e pode cair sobre a cava" disse a engenheira Rafaela Baldi.
"O talude vai se romper, isso é uma certeza, ele deve se romper caindo para dentro da cava, isso pode acontecer até o dia 22 desse mês" comentou o diretor de operações Marcelo Barros.
Mesmo sabendo que o talude vai se romper a mineradora conseguiu autorização para colocar dentro da Mina 200 trabalhadores para tentar conter a velocidade da Lama quando se romper. Será construído em um ponto um Muro de 35 metros de altura para conter a Lama.
A vale garante que todos os trabalhadores estão treinados para sair do local em caso de emergência, segundo a Vale toda a obra tem um prazo de terminar em Novembro .
Nenhum comentário:
Postar um comentário