O recém eleito presidente da Colômbia Ivan Duque anunciou na manhã deste segunda feira(27) que o país deixará de fazer parte da União das nações sul americanas (Unasul) . devido ao seu silencio e cumplicidade com o governo ditador de Nicola Maduro.
Em declaração nesta segunda feira o presidente Ivan Duque declarou que seu governo já iniciou os trâmites legais e formal para denunciar o tratado que assinou em 2008 e que o vincula ao organismo.
A saída da Colômbia já tinha sido antecipada pelo chanceler Carlos Holmes no dia 10 de Agosto , 3 dias depois que Ian Duque assumiu o poder na Colômbia.
" Durante vários anos eu denunciei publicamente que a Colômbia não deveria fazer parte da Unasul , porque é uma instituição que prestou com seu silencio e muitas das vezes com sua complacência para que não fosse denunciadas as atitudes brutais do governo comunista de Nicolas Maduro" disse Ivan.
O recém presidente colombiano acrescentou que a Unasul foi criada por Luiz Inácio Lula da Silva e por Hugo Chaves e que a instituição comunista nunca denunciou nenhum desses atropelos nem tampouco a liberdade do ´povo boliviano e venezuelano.
A Unasul é um conselho formados por doze países da América do sul, são eles: Argentina, Brasil, Uruguay , Paraguay, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela, o Panamá e o México participam apenas como membros observadores, mas poderão integrar a comunidade futuramente.
A Unasul é na verdade um blogo de países que querem formar uma nação única na América do sul, Sua capital fica em Quito e seu presidente é o Evo Morales atual presidente da Bolívia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário