O advogado de Lula, Roberto Teixeira acaba de se tornar réu na lava jato acusado pela procuradoria da republica pelo crime de lavagem de dinheiro. O compadre de Lula está envolvido em praticamente todas as transações suspeitas do ex presidentes .
O juiz federal Sergio Moro aceitou a denuncia e disse em seu despacho que há indícios que o compadre de Lula participou conscientemente de aquisições em nome de pessoas interpostas de dois imóveis em nome do ex presidente Lula.
Na decisão que colocou 8 acusados no banco dos réus , Moro disse que a condição de advogado de Roberto Teixeira não o imuniza contra a imputação.
"O advogado não age como tal, ou seja , não age em defesa de seu cliente ou para presta-lhe assistência jurídica, mas sim como associado no crime" disse Mouro sobre o advogado.
Sergio Moro anotou que a proteção jurídica restringi-se a relação entre advogado e cliente pertinente a assessoria jurídica lícita , não abrangendo a prática de atividades criminosas.
" Nessa opção o advogado não age como tal, ou seja , não age em defesa de seu cliente e sim com um associado ao crime" afirmou Moro.
" Não ignora esse juízo a necessidade de se proteger juridicamente a relação entre cliente e advogado, mas não há imunidade desta relação conforme jurisprudência consolidadas nos tribunais pátrios. Bem como assim se procede no direito comparado, quando o próprio advogado se envolvi em ilícitos criminais , ainda que a titulo de assessoramento de seu cliente" afirmou ainda o juiz federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário