Por dia são quase 800nvenezuelanos entrando no Brasil fugindo do comunismo de Nicolas Maduro, muitos venezuelanos entram no país apenas para roubar e estuprar mulheres . No ultimo Sábado 4 venezuelanos entraram no Brasil roubaram e mataram a facadas um comerciante brasileiro de mais de 60 anos , fato esse que indignou a população local que expulsou e queimaram acampamentos de cerca de 1200 venezuelanos que estavam na cidade.
Diante da crise o governo do estado de Roraima pediu pela segunda vez ao STF o fechamento da fronteira sob a alegação que seus serviços públicos e de saúde estão em colapso. O primeiro pedido de fechamento das fronteiras foi feito em Abriu e negado pela ministra Rosa Weber e agora obteve outra negação do governo federal.
FOTO: Antonio Cruz |
O governo de Roraima por sua vez disse que os direitos humanos dos venezuelanos e dos roraimenses não estão sendo garantidos, mas violados por falta de recursos do governo federal junto ao estado para garantir o acolhimento dos imigrantes no estado.
"Essa política de fronteiras abertas do governo brasileiro sem ter uma política publica efetiva que possibilite ao imigrantes ou refugiado a viver de forma digna , termina ser aquele tipo de coisa que o Brasil acena no cenário nacional que está cumprindo os direitos humanos , mas na verdade está descumprindo os direitos humanos da ONU(organizações das nações unidas)" disse Edval Braga procurador de Roraima.
Depois do conflito que aconteceu no ultimo Sábado o governo federal mandou a guarda nacional para a fronteira para acalmar os ânimos entre brasileiros e venezuelanos .
Lembrando que a força nacional , não é exercito brasileiro e sim um exercito paralelo comunista que foi criado para dar apoio ao governo federal, portanto não vai lá para defender o povo brasileiro
Segundo a policia federal (PF) entraram no Brasil entre Julho 2017 a Julho de 2018 cerca de 130 mil pessoas pela fronteira de Pacaraima . 69 mil já deixaram o Brasil, dos que ficaram 60 mil procuraram a policia federal para se regularizarem , 35 mil pediram refugio e 11 mil pediram residência fixa( visto que pode ser concedido por questões humanitárias.
Na ação movida junto ao STF , o governo de Roraima solicitou um repasse de 185 milhões de reais para cobrir gastos extras devido a entrada de imigrantes no estado. Já houve duas audiência e a terceira ainda não tem data para acontecer.
O procurador de Roraima sugere a adoção de cotas para distribuir os venezuelanos pelos outros estados da federação baseado no tamanho da população e do IDH( índice de desenvolvimento humano) já que Roraima tem o menor PIB (produto interno bruto) do país e não tem condições de absorver tantos imigrantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário