quarta-feira, 22 de agosto de 2018

ÍNDICE DE VIOLÊNCIA EM RORAIMA JÁ JUSTIFICARIA FECHAMENTO DE FRONTEIRA

A explosão da violência que ocorreu no ultimo fim de semana na cidade de Pacaraima /RO, já é fato que justificaria o fechamento da fronteira com a Venezuela .   A política do governo brasileiro é de fronteiras abertas e com isso quem quer pode entra no Brasil sem restrição ou questionamento.

Por dia são quase 800nvenezuelanos entrando no Brasil fugindo do comunismo de Nicolas Maduro, muitos venezuelanos entram no país apenas para roubar e estuprar mulheres .  No ultimo Sábado 4 venezuelanos entraram no Brasil roubaram e mataram a facadas um comerciante brasileiro de mais de 60 anos , fato esse que indignou a população local que expulsou e queimaram acampamentos de  cerca de 1200 venezuelanos que estavam na cidade.

Diante da crise o governo do estado de Roraima pediu pela segunda vez ao STF o fechamento da fronteira sob a alegação que seus serviços públicos e de saúde estão em colapso.   O primeiro pedido de fechamento das fronteiras foi feito em Abriu e negado pela ministra Rosa Weber e agora obteve outra negação do governo federal.

FOTO: Antonio Cruz
" A lei brasileira de migração  determina o acolhimento de refugiados e imigrantes, a solução de fechar a fronteira não ajuda em nada a questão humanitária" disse Sergio Etchegoyem , ministro do gabinete de segurança institucional.

O governo de Roraima por sua vez disse que os direitos humanos dos venezuelanos e dos roraimenses não estão sendo  garantidos, mas violados por falta de recursos do governo federal junto ao estado para garantir o acolhimento dos imigrantes no estado.

"Essa política de fronteiras abertas do governo brasileiro sem ter uma política publica efetiva que possibilite ao imigrantes ou refugiado a viver de forma digna , termina ser aquele tipo de coisa que o Brasil acena no cenário nacional que está cumprindo os direitos humanos , mas na verdade está descumprindo os direitos humanos da ONU(organizações das nações unidas)" disse Edval Braga procurador de Roraima.

Depois do conflito que aconteceu no ultimo Sábado o governo federal mandou a guarda nacional para a fronteira para acalmar os ânimos entre brasileiros e venezuelanos  .

Lembrando que a força nacional , não é exercito brasileiro e sim um exercito paralelo comunista que foi criado para dar apoio ao governo federal, portanto não vai lá para defender o povo brasileiro


Segundo a policia federal (PF) entraram no Brasil entre Julho 2017 a Julho de 2018 cerca de 130 mil pessoas pela fronteira de Pacaraima .   69 mil já deixaram o Brasil, dos que ficaram 60 mil procuraram a policia federal para se  regularizarem , 35 mil pediram refugio e 11 mil pediram residência fixa( visto que pode ser concedido por questões humanitárias.

Na ação movida junto ao STF , o governo de Roraima solicitou um repasse de 185 milhões de reais para cobrir gastos extras devido a entrada de imigrantes no estado.  Já houve duas audiência e a terceira ainda não tem data para acontecer.

O procurador de Roraima sugere a adoção de cotas para distribuir os venezuelanos pelos outros estados da federação baseado no tamanho da população e do IDH( índice de desenvolvimento humano) já que Roraima tem o menor PIB (produto interno bruto)  do país e não tem condições de absorver tantos imigrantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário