
A policia federal abriu inquerito para apurar se houve acesso não autorizado ao sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), utilizados nas urnas eletrônicas e a dados internos como troca de emails e senhas de acesso.
"O Tribunal Superior Eleitoral(TSE), já encaminhou o casa para a policia federal, onde já aconteceu uma investigação, também foi instaurada uma sindicância interna para apurar os fatos" diz nota do TSE.
Segundo informações do site TecMundo, Hackers conseguiram acessar de forma não autorizada a Intranet do TSE, rede interna do tribunal, assim como o sistema Gedai-UE, um dos programas utilizados nas urnas eletrônicas, o fato aconteceu uma semana antes do segundo turno .
Segundo uma nota enviada nesta sexta feira (9), o TSE confirmou a existência das investigações , contudo não deu detalhe da invasão hackers.
Até o momento não foi declarado se a invasão conseguiu alterar ou não os dados das urnas e posteriormente o resultado das eleições .
O Gedai-UE, é um gerenciador de dados, aplicativos e interface com as urnas eletrônicas, que fornecem as equipes dos cartórios eleitorais e dos tribunais regionais eleitorais o suporte de Software necessário a carga das urnas.
É o sistema responsável para gerar as flashes de carga, de votação e de mídia para as urnas, além de receber e enviar correspondências para os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário