O recém reeleito deputado federal por Pernambuco, Eduardo Da fonte (PP-PE) , protocolou na câmera dos deputados , nesta quarta feira(31) , um projeto de lei que regulariza a profissão de youtuber e influenciadores digitais . A proposta apresentada determina regras para o exercício e contratação das atividades profissionais.
Entre as regras absurdas do projeto sugeridas pelo parlamentar está que limita o horário de trabalhos dos youtubers . Que não poderá exceder 6 horas por dia ou 30 horas semanais .
"É considerado como tempo de trabalho o período de gravação, bem como o tempo necessário de preparação, que inclui , ensaios, pesquisas, atividades de promoção e de divulgação, bem como as atividades de finalização dos vídeos e dos conteúdos" diz o projeto.
"O que o parlamentar não sabe é que os youtubers e influenciadores digitais hoje em dia , tem mais credibilidade que a grande mídia que vivem formando (FACK NEWS) desinformando a população e levando o jornalismo para um lado obscuro" disse Renilton Lopes editor do BLOG (PE NOTICIAS DIÁRIAS)".
Os Youtubers profissionais deverão ter tempo de intervalo para almoço de 45 minutos , além disso, a proposta determina que esses profissionais respeitem o código de ética jornalística. Segundo o parlamentar , os youtubers exercem uma influencia considerável sobre seus seguidores.
"É uma profissão nascida da contemporaneidade, contudo as vezes trabalham autonomamente ou é exposto as condições de trabalha onde não é garantida os direitos legais , como jornadas compatíveis com a função exercida , por outras vezes acabam sofrendo descriminação por parte de outras categorias artísticas" diz a justificativa do parlamentar .
A proposta de Eduardo da Fonte , espera agora uma manifestação do presidente da câmera Rodrigo Maia (DEM-RJ), para ter ser destino determinado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário