segunda-feira, 23 de julho de 2018

ISRAEL RESGATA FAMILIAS SIRIA EM ZONA DE COMBATE

FOTO: Sultan Kitaz
Israel resgatou na manha deste Domingo(22) cerca de 800 pessoas da defesa civil Síria e seus familiares que estavam em uma zona de combate entre os países.  O exercito israelense disse que o gesto foi excepcionalmente humanitário .

As pessoas resgatadas corriam risco de vidas , já que tinha fugido de uma área no sul da Síria que foi alvejada pelas forças do governo Sírio e foram salvas por ordens do governo israelense e a pedido dos Estados Unidos junto com  Canadá e outros países europeus.

Elas foram levadas a priori para a Jordânia onde deverão seguir por pelo menos 3 meses e depois seguiram para Alemanha , Reino Unido e Canadá  onde receberão asilo.

Os resgatados pelo exercito israelenses trabalhavam na defesa civil da Síria , O grupo é conhecido como "Capacetes Brancos" e atuam nas áreas controladas pelos rebeldes, resgatando vítimas na guerra do país.    Eles fugiram da zona atingida pelo governo de Damasco.

O exercito da Síria iniciou uma grande ofensiva em Junho e avançou nas ultimas semanas tomando muitas localidades daquele país , com isso muitas pessoas fugiram para a fronteira junto as colinas de Colã que está ocupada por Israel.

FOTO:Khaled Khatib
Israel vem dando suporte médico aos milhares de Sírios feridos , mas essa é a primeira vez em 7 anos de guerra na Síria, que eles permitem, que Sírios fujam da guerra pelo seu território.

Fundada em 2013 para socorrer as pessoas feridas nos conflitos internos dentro do país os "capacetes brancos" resgatam sobreviventes de prédios bombardeados pelo governo Sírio, combatem incêndios e dão os primeiros socorros .  Eles também treinam as pessoas para procurarem abrigos e ainda reparam as infraestruturas danificadas pela guerra.

As autoridades Sírias acusam os "capacetes brancos" de terem ligações com os rebeldes por isso os ajudam.  O grupo nega as acusações e admitem ser neutro e apenas ajuda de forma humanitária.

Por sua vez Israel diz não ter tomado  partido de nenhum lado na guerra civil da Síria, mas atacou a Síria repetidamente nos últimos dias apenas alvos de carregamento de armas no pais devastados pela guerra .





Nenhum comentário:

Postar um comentário