domingo, 23 de dezembro de 2018

NATAL A FESTA PAGÃ QUE VIROU CRISTÃ

A escolha da data de 25 de Dezembro para celebrar o Natal, não tem nada aver com o nascimento do Messias .   Os romanos aproveitavam uma importante festa pagã realizada por volta de 25 de Dezembro e cristianizaram a data .  Comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano de 354.

A festa se chamava Natalis Solis Invict (nascimento do sol invencível) , que era uma homenagem ao nascimento do deus persa Mitra, as comemorações aconteciam durante o Solstícios de inverno que era o dia mais curto do ano.  No emisnferio norte o Solstícios não tem data certa e costuma ser próximo do dia 22 de Dezembro, mas pode cair no dia 25.

Será que realmente Jesus nasceu no período de fim de ano? entre os estudiosos do novo testamento e das origens do cristianismo , é fato que ele não nasceu no dia 25 de Dezembro .  Na bíblia, segundo o evangelista Lucas, afirmou que Jesus nasceu em época de grande recenseamento que obrigavam as pessoas a saírem de casa e irem pra cidade se alistarem  .  Só que em Dezembro o inverno em Israel é muito rigoroso , isso tornaria quase impossível uma criança nascendo em um a em um estábulo nessa data.     O mais provável é que Jesus tenha nascido no mês entre Março e Novembro , quando o clima no oriente médio é mais ameno.

O Natal como nascimento de Jesus  , surgiu em tempos bem mais atuais, por volta do século 4 de nossa era.   até então essa data seria de festas de comemorações pagãs .

No inicio , as datas mais disparatadas foram escolhidas para as comemorações 6 de janeiro, 25 de Março, 10 de Abril e 29 de Maio. A igreja do oriente escolheu   6 de Janeiro que era para os gregos o dia de Epifania( aparição do deus Dionísio).  Já a igreja do ocidente escolheu a data de 25 de Dezembro .

O objetivo da escolha da igreja ocidental era para coincidir com as festividades de solstício de inverno  com o nascimento de Jesus Cristo.  Em ambos os casos tudo o que o cristianismo fez foi incorporar ao seu próprio calendário de celebrações as tradições populares pré-existentes .

Essa mesma tática deu origem a outras festas pagã incorporadas a festas cristãs, entre elas a Páscoa, Festa Junina, dia de Finados e de todos os santos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário