FOTO: Exercito Brasileiro |
O mesmo sol que castiga o sertanejo também o dará a água em comunidade rural da região do Seridó. O projeto faz parte das obras de combate a seca. O poço artesiano será inaugurado no Sítio Juá, localizado no município de São João do Sabugi.
O comando militar do nordeste tem o projeto de instalar cerca de 200 poços artesianos em toda região nordestina.
O poço do Sítio Juá, será o primeiro de muitos que estão sendo construidos no nordeste a utilizar energia solar em caráter experimental. A obra trará beneficiários a 32 famílias de comunidades rurais.
Antes da obra, a comunidade precisava se deslocar por mais um um quilometro para poder pegar uma água de qualidade ruim, ou então aguardar um caminhão pipa trazida pelo exercito brasileiro. O poço tem 60 metros de profundidade e uma vazão de 1,000 litros de água por hora.
O sol servira como fonte de energia para movimentar a bomba hidráulica armazenando água na cisterna com capacidade de 1,000 litros. O Exercito diz que o projeto irá desonerar tanto a prefeitura da cidade quanto a população e levando agua de boa qualidade e de baixo custo.
Até o momento 12 poços foram instalados no estado do Rio Grande do Norte, no total o Exercito irá instalar 200 poços artesianos nos quais 40 no Rio Grande do Norte, 40 no Ceará, 40 no Piauí, 40 na Paraíba e 40 na Bahia.
A inauguração do poço solar terá a apresentação da banda de musica da guarnição militar de João Pessoa. A solenidade terá a presença de autoridades civis e militares .
Nenhum comentário:
Postar um comentário