FOTO: Paulo Paiva |
O valor representa um ganho de 1000% em relação a contribuição mínima exigida , que é de R$ 171 milhões de reais para assumir o controle dos cinco Aeroportos do Nordeste durante 30 anos.
O leilão foi realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), na manhã desta sexta feira(15), na sede da Bolsa(B3), em São Paulo. O consorcio integra o plano de desestatização da infraestrutura aeroportuária do governo federal que engloba doze aeroportos divididos em tres blocos: Bloco do Nordeste, Bloco do Sudeste e Bloco do Centro Oeste.
O Bloco do Nordeste inclui os Aeroportos de Recife-PE, João Pessoa e Campina Grande-PB, Aracajú-SE, Maceió-AL e Juazeiro do Norte-CE. A estimativa de movimentação nesses Aeroportos é de 13,2 milhões de passageiros para 2019. Só o Aeroporto do Recife movimentou 8 milhões de passageiros em 2018. Os 12 Aeroportos envolvidos no leilão, correspondem a quase 10% do mercado no país, e quase 20 milhões de passageiros por ano.
A Aena Desarrolo Internacional SA, também participa da atual gestão e operação de mais 5 Aeroportos Mundiais, são eles: Espanha, Reino Unido, México, Colômbia e Jamaica .
Será regra para o investidor realizar adequações de seguranças operacionais nas pistas de pousos e decolagens , além de promover melhorias no próprio aeroporto para o bem comum.
Para o Aeroporto Internacional dos Guararapes no Recife, está previsto um ampliamento na capacidade de passageiros , elevando no mínimo para os voos domésticos para 65% e para voos internacionais para 95%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário