O governador reeleito no ultimo dia (07), Paulo Câmara mal comemorou sua vitória, já aumentou o imposto relativos a cosméticos e são encontrados mais facilmente em farmácias e pequenos comércios.
O decreto prevê mudança na forma de incidir a margem de valor agregado (MVA) , de produtos como sabonetes, creme dental, shampoo, papel higiênico, mamadeiras etc...
Essa margem hoje chega no máximo a 30% pela regra atual, essa margem passará a ser única e de 70% para 66 itens do segmento . Segundo alguns empresários esse aumento de 38% para 70% acarretará em um aumento de 100% na carga tributária .
" O texto do decreto explica que o estado determina que em cima do valor do produto na fabrica será embutido 70% quando for vender para o varejo ou atacado" diz Jadir Rocha diretor geral da Contti.
Paulo Câmara em uma canetada só, sustou o decreto que retroagiu e já passa a surtir efeitos sobre esses produtos , que significa um grande aumento de 100% , tendo em vista o lucro.
"É difícil calcular o prejuízo , mas se for com essas alíquotas, a classe menos favorecida economicamente serão punidas" comentou João Carlos Basílio presidente da Abihpec.
"O impacto será sobre produtos usados diariamente , com isso os produtos essenciais para a população sofrerá uma carga tributaria muito grande" disse ainda .
Nenhum comentário:
Postar um comentário