Mais uma vez uma eleição bem disputada mostra que a politica mundial tem uma nova cara, a cara do conservadorismo, dessa vez foi na Colômbia onde o conservador Ivan Duque que venceu o adversário esquerdista.
Ivan Duque é discípulo do ex presidente Alvaro Uribe e venceu o candidato da ex guerrilha colombiana "Asfarc" Gustavo Petro,. Uma vitoria de 53.48% contra 41,81% dos votos no segundo turno e confirmando o resultado apontado pelas pesquisas antes das eleições .
Com 48% de abstenções , numero maior que no primeiro turno, mesmo assim segundo o registrador nacional (responsável pelas organizações nacionais) Juan Carlos Galindo, foi uma eleição histórica com 52% da população indo para as urnas em um país que o voto não é obrigatório.
Ivan Duque tem 41 anos de idade e é afiliado politico do ex presidente Alvaro Uribe , ele chega a presidência colombiana e se torna o presidente mais jovem do país eleito desde 1872.
Com pouca experiencia politica Ivan Duque chegou no parlamento colombiano por uma lista fechada , liderada por Uribe, embora tenha se destacado no senado, Contudo precisa de desvencilhar da imagem de Uribe sem ter que virar as costa para ele , coisa que será muito complicado.
"Quero um país de liberdade, de luta frontal contra a corrupção, um país onde se respire segurança em todo território nacional, a segurança tem que voltar as ruas e aos campos colombianos, segurança não é apenas falar na questão de violência, mas sim um valor democrático" disse Ivan em discurso após eleito onde prometeu governar de todos para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário