sábado, 1 de dezembro de 2018

PRÓSTATA, O INIMIGO SILENCIOSO

O mês de Novembro acabou , mas a preocupação e os cuidados continuam, o câncer de próstata é uma das doenças que mais matam na terceira idade entre os homens.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comuns entre os homens brasileiros, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer ). Estima-se que serão mais de 68 mil novos casos diagnosticados em 2018.

A maioria das vítimas são homens acima dos 50 anos de idade, além de pessoas com presença de doenças de parentes em primeiro grau como pai, irmaõs ou filhos .   Homens a partir dos 45 anos de idade com fatores de riscos, ou com 50 anos de idade sem fatores de risco devem ir anualmente ao médico para fazer o exame de avaliação da glândula .

Considerado um câncer de manifestação tardia, é importante que os homens façam os exames preventivos com frequência, para que o tumor nãos seja descoberto  em estagio avançado.

O QUE É CÂNCER DE PRÓSTATA:
A próstata é  glândula  do tamanho de um nós , localizado na parte baixa do abdômen, e integrante do sistema reprodutor masculino.  sua principal função é a produção de sêmen, liquido que protege e nutre o espermatozoide.


DIAGNOSTICO PRECOCE:
O diagnostico é feito através de um exame de rastreio , composto por um exame de sangue simples , o PSA e o TOQUE RETAL.  O toque retal é fundamental , pois cerca de 25% dos pacientes com esse tipo de câncer , não apresentam alterações no PSA.  O exame de rastreio são indicados para homens  com mais de 50 anos , já para os homens com histórico na família ou de pele negras devem fazer o exames a partir dos 45 anos de idade.

FATORES DE RISCOS :
Idade;
Histórico familiar de câncer de próstata ( pai ou irmão);
Coe da pele negra;
Hipertensão;
Obesidade;
Sedentarismo;
Falta de higiene no pênis;
Tabagismo

SINTOMAS:
Em sua fase inicial, o Câncer de próstata não costuma apresentar sintomas . Já em casos avançados , poderá apresentar :
Vontade frequentemente de urinar;
Dor ou ardor ao urinar;
Sangue na urina ou no sêmen;
Ejaculação dolorosa;
Dor nos ossos


Nenhum comentário:

Postar um comentário