quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

INDONÉSIA AINDA SOFRE COM A DEVASTAÇÃO DO TSUNAMI

Equipes de resgate usam drones , cães farejadores e máquinas pesadas para encontrar sobreviventes do Tsunami ocorrido na semana passada na região de Java.   o trabalho de resgate foi prejudicado por fortes chuvas e baixa visibilidade , contudo a equipe de resgate conseguiu chegar nas regiões mais afetadas, muitos se refugiaram em mesquitas e escolas .

As autoridades pediram para os moradores locais que ficassem longe da costa por pelo menos 1 km de distancia , devido a possível novo Tsunami .

"estamos preocupados com o mal tempo, que torna a cratera do vulcão Krakatau ainda mais frágil,    há suspeita que a erupção do vulcão pode ter sido a causa do Tsunami" disse a Dwikorita Karnawati chefe da agencia meteorológica e geofísica da Indonésia .

No ultimo balanço registrado pelas autoridades registra cerca de 430 mortos e 1,460 feridos e desaparecidos .    As ondas gigantes destruíram casas, hotéis e  edifícios localizados no litoral, área turista do país .

A catástrofe destruiu um porto marítimo e 435 navios e embarcações no distrito de Pandeglang e Serang mais atingidos na província de Banten e nos distritos de Lampung Selatan .

Estudos feito no Japão pelo professor Fuji da universidade de Tóquio, apontam que o Tsunami foi desencadeado a partir de uma forte erupção do vulcão Krakatau, a ideia é baseada  em imagens de satélites .

"O desastre deve ter sido provocado por uma avalanche de detritos no oceano como resultado da erupção do vulcão, a atividade vulcânicas pode levar a ondas mortais e alertou para uma vigilância continua" concluiu o professor Fuji.

Nenhum comentário:

Postar um comentário