FOTO: Arthur Mota |
Os dados apontam que o aumento é decorrendo da transmissão vertical, ou seja , passada da mãe para o filho. O mesmo balanço mostra que entre os anos de 200 a 2017 foram notificados pouco mais de 4,6 mil casos de mulheres gestantes com HIV.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o aumento de notificações dos casos se deu por conta da descentralização dos testes rápidos para diagnostico precoce da doença .
Durante a divulgação dos balanços feitos pela secretaria, foi ressaltado também o momento em que o diagnostico para o HIV é feito entre as gestantes.
No pré natal, em 42,15% dos casos e antes dele, 34,65% das mulheres foram diagnosticados, em outros casos, 20,41% só foi possível diagnosticar o vírus durante o parto.
De acordo com o caderno de atenção básica, é de extrema importância realizar os testes na primeira consulta , no inicio do terceiro trimestral e no momento do parto.
Em relação ao Brasil houve uma queda de 16,5% na taxa de mortalidade por conta da Aids, segundo o Ministério da Saúde , passou a contabilizar 5,7 mortos por 100,000 habitantes. Em Recife a taxa de mortalidade por Aids chega a 7,7 por 100,000 habitantes .
Pernambuco até pouco tempo era um dos estados com mais incidência de aidéticos do pais , bairros com Aguas Cumpridas, Caixa D'agua e Alto José do Pinho estavam na lista dos tops.
Nenhum comentário:
Postar um comentário