Trabalhadores da iniciativa privada e funcionários públicos terão o terceiro lote do Calendário PIS/PASEP 2023 liberado neste mês de abril. A parcela, que aguarda ser antecipada entre quem recebe, seguirá o cronograma oficial. Nada foi conformado pelo Governo Federal.
O PIS PASEP 2023 terá pago um valor maior. A nova tabela PIS está confirmada neste ano.
O saque PIS 2023 começou no dia 15 de fevereiro aos nascidos em janeiro e fevereiro. O abono salarial está liberado até 28 de dezembro para quem exerceu atividade e cumpre os requisitos.
A estimativa é que 23,6 milhões de trabalhadores recebam o PIS em 2023. O custo total é de R$ 24,4 bilhões aos cofres públicos.
As parcelas do PIS são pagas pela Caixa Econômica Federal e considera o mês de nascimento. O Pasep, pago pelo Banco do Brasil, considera o dígito final do número de inscrição no programa.
Assim que o valor estiver na conta, será possível fazer o saque PIS. Quem já tem conta em um dos bancos, terá apenas a facilidade de receber no dia da liberação, não receberá antes do calendário oficial.
Nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui - utilizando o Cartão Social e senha;
Em agência da CAIXA, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação;
Nos caixas eletrônicos.
O pagamento PIS é feito referente ao trabalhador da iniciativa privada que se enquadra nos requisitos informados acima. O valor tem o salário mínimo do ano vigente como régua.
Este, tem reajuste anualmente a depender da inflação registrada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O Congresso Nacional aprovou o salário mínimo 2023 no dia 22 de dezembro. No entanto, este valor ainda não deve entrar em vigor em fevereiro. Por isso, a tabela PIS 2023 será de R$ 1.302, valor definido por Jair Bolsonaro (PL) através da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em agosto.
ara ter direito ao PIS 2023, referente ao pagamento ao PIS ano-base 2021, é necessário cumprir os seguintes critérios:
Possuir cinco anos ou mais de inscrição no PIS/Pasep;
Ter exercido alguma atividade, com carteira assinada, por pelo menos 30 dias em 2021;
Possuir os dados atualizados na RAIS - Relação Anual de Informações
Ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos em 2021.
A consulta da disponibilidade do PIS/Pasep pode ser feita pelo portal Gov.br, pela Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.
Nenhum comentário:
Postar um comentário