Foto: Danilo Monteiro |
O ex líder da frente nacional de luta campo e cidade (FNL), José Rainha foi preso em São Paulo, pela polícia civil no último sábado(4).
José Rainha é militante do PT e do movimento pela reforma agrária desde os 17 anos de idade, foi o principal líder do MST nos anos 90.
Em sua trajetória na militância do movimento, ele acumulou acusações e chegou a ser condenado por extorsão em processo que ainda tramita em instância superior .
Desde que deixou o MST, José Rainha, fundou novos movimentos e passou a atuar no interior de São Paulo, suas organizações buscavam dialogar com o governo e se não tivesse resultado invadiam as fazendas .
José Rainha é mencionado em mais de 40 processos judiciais , já concluídos ou em abertos, só no estado de São Paulo. O líder do MST, em 1989 já foi condenado por 26 anos de prisão ,mas recorreu da sentença e foi absorvido.
Em 2011, foi preso acusado de desviar verbas publicas destinadas a reforma agrária no Portal de Paranapanema/ SP.
Em 2015 , José Rainha foi condenado á 31 anos de reclusão por crime de extorsão, formação de quadrilha e estelionato.
Agora em 2023, Rainha foi preso por crime semelhante , a polícia aponta que ele seria o responsável em extorquir donos de propriedades rurais , segundo a nota da policia ele exigiu compensação financeira para pelo menos 6 vítimas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário