 |
Foto: Sumaia Villela |
O feriado da Data Magna de Pernambuco, foi instituído em 2017, em homenagem ao movimento que transformou Pernambuco em um País por pelo menos 75 dias.
O QUE FOI A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817:
Em 1817, o território brasileiro era dividido em capitanias, a capitania de Pernambuco, incluía a comarca de Alagoas e toda a margem esquerda de Minas Gerais, que hoje pertence a Bahia. No Rio de Janeiro, morava a Família Real, que fugiu das tropas francesas em 1808.
Pernambuco sempre teve histórico de grandes revoluções, como as que ocorreram em 1654(expulsão dos holandeses), e a guerra dos mascates(1710).
Os pernambucanos estava totalmente insatisfeitos com o que estava acontecendo entre a corte e a província de Pernambuco, já que tudo o que era arrecadado aqui era mandado para o Rio de Janeiro para manter Dom João XI.
A revolução Pernambucana foi formada por senhores de engenhos, padres e comerciantes, e era para acontecer na semana santa de 1817, foi antecipada.
Essa revolução foi o primeiro movimento contra a coroa portuguesa, e conseguiu tomar o poder e transformar a então província de Pernambuco e um novo País com Bandeira própria, leis próprias e até forças armadas próprias.
Foram 75 dias do País Pernambuco, que chegou ao fim por falta de apoio das outras províncias, os lideres foram preso e alguns foram mortos.
Em 19 de Maio de 1817, uma força da coroa com 8 mil homens cercou Pernambuco e executou os envolvidos na revolução e como punição, a coroa real tirou de Pernambuco , o território que hoje é Alagoas.
SAIBA O QUE SIGNIFICA OS SIMBOLOS DA BANDEIRA DE PERNAMBUCO:
A BANDEIRA FOI HERDADA DA ÉPOCA DO PAÍS PERNAMBUCO E FOI CRIADA PELO PADRE JOÃO RIBEIRO
E É COMPOSTA POR UMA FAIXA AZUL,QUE REPRESENTA O CÉU, A PARTE BRANCA REPRESENTA A PAZ, SOBRE A FAIXA AZUL TEM UM ARCO-ÍRIS, QUE REPRESENTA A UNIÃO, TRÊS ESTRELAS QUE REPRESENTAM PERNAMBUCO, PARAÍBA E RIO GRANDE DO NORTE E O SOL REPRESENTA A LIBERDADE E A CRUZ REPRESENTA A FÉ DO POVO PERNAMBUCANO
EM 1917 FOI RETIRADA DUAS ESTRELAS QUE REPRESENTAVAM OS ESTADOS DA PARAÍBA E RIO GRANDE DO NORTE (REFERENCIA A REPUBLICA PERNAMBUCANA) E HOJE SÓ TEM UMA ESTRELA NA BANDEIRA