Foto: Marcelo Casal |
A partir desta terça feira(16), quando o PIX completa 1 ano, a ferramenta tem um novo mecanismo especial para devolução de transações em caso de suspeita de fraudes ou falha nas operações.
O mecanismo foi anunciado em Junho pelo Banco Central (BC), e começará a funcionar nesta terça feira(16).
A ideia é que a devolução seja feita pela mesma instituição bancária em que o recebedor tem conta , seja por iniciativa própria ou por solicitação da instituição em que o pagador tem conta.
A nova função é somente para os casos de "fundada suspeita de fraude" ou em falhas operacionais, no caso de transferência equivocada, os valores poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função já existente anteriormente.
Para quem receber valores indevidos por fraude ou erros de transição terá que ser notificado do débito em conta e a transação deverá constar no extrato de movimentação.
O mecanismo é mais uma ferramenta de proteção dos usuários do PIX, o valor máximo de R$ mil reais a noite é outra ferramenta de proteção .
A possibilidade de escolher limites diferentes de transação para o dia e para a noite foi adotada pois a maioria dos sequestros relâmpagos acontecem no período noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário