![]() |
Foto: Mike Sena |
A Vacina contra a Covid 19 desenvolvida em parceria entre a farmacêutica Sueca AstraZeneca e a Oxford teve seu registro de uso no Brasil em 12 de Março de 2021.
A Vacina passou a ser fabricada no Brasil pela Fiocruz(Faculdade Osvaldo Cruz) e ficou conhecida no pais como Fiocruz/AstraZeneca.
No final de Abril um jornal Britânico divulgou que a farmacêutica estava sendo processada por um grupo de pessoas por que o imunizante teria causado mortes e danos severos a saúde humana .
Uma das alegações é que o imunizante causa Síndrome de Trombose com Trombocitopenia (TTS), uma condição que combina formação de coágulo no sangue e queda de plaquetas .
Em 7 de Abril de 2021, a OMS(Organização Mundial de Saúde ), declarou que as vacinas eram muito eficaz no combate a COVID 19, no entanto, no mesmo dia a própria OMS conformou 225 mil novos casos da doença e a morte de 6,5 mil mortes no mundo todo.
Até esta data da publicação da OMS, o mundo teria registrado 132 milhões de casos de Covid com 6,5 milhões de mortes no mundo todo.
PRIMEIROS SINTOMAS DA ASTRAZENECA:
Dor e irritação no local da aplicação da vacina, dor de cabeça, cansaço, dores musculares, febres, dores nas juntas e náuseas foram os efeitos colaterais mais comuns relatados após a imunização. Essas reações atingiram cerca de uma a cada 10 pessoas que receberam a substância.
Trombocitopenia (queda nos níveis de plaquetas do sangue), vômito, diarreia, fraqueza, dores nas pernas ou nos braços, sintomas gripais e vermelhidão e inchaço no local de aplicação da vacina podem atingir uma a cada 100 pessoas que tomam a vacina. Essas foram reações adversas consideradas “comuns” pela OMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário